Lucro do Itaú diminui, mas carteira de crédito cresce em 2020

O Itaú Unibanco fechou o quarto trimestre de 2020 com um lucro 26,1% menor do que no mesmo período em 2019, segundo dados divulgados hoje, pelo InfoMoney.

Na próxima quarta-feira (03/02) é dia do Santander e Bradesco divulgarem seus resultados, de acordo com o calendário de divulgação de resultados do 4º trimestre.

No acumulado de 2020, o lucro do Itaú caiu 34,6%.

O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE), um importante indicador não só para os bancos como para os negócios em geral, caiu de 23,7% para 14,5% de um ano para outro.

Claro, não houve prejuízo e ainda é um lucro significativo (R$ 5,388 bilhões), mas há um bom indicativo dos efeitos da crise quando o lucro de um banco como o Itaú cai.

Por outro lado, apesar da queda, a carteira de crédito pessoal do banco fechou 2020 com uma alta de 20,3% em relação a 2019.

Já quanto às micro, pequenas e médias empresas, o aumento da carteira foi de 33,9%, o que é bem expressivo.

Este aumento da carteira de crédito veio acompanhado de um acréscimo também no custo do crédito, que subiu 66.4% em relação a 2019, um outro efeito da crise decorrente da pandemia.

Lendo nas entrelinhas e vendo o que está à nossa frente: os bancos precisarão correr mais riscos se quiserem ao menos se aproximar do patamar de lucratividade que tinham antes da pandemia. 

Isso aumenta a possibilidade de inadimplência, e também aumenta a demanda de profissionais habilitados para bem representar os devedores bancários.